Caminhões da frota Gaspicoli
1988
O Ínicio de tudo
A história do que é hoje a Incobio iniciou há mais de 30 anos, com empreendimentos em transporte e beneficiamento de madeira em maravalhas.
Em 1988 foi criada a TRANSPORTES GASPICOLI, atuando com transporte de frango no Oeste catarinense. Mais tarde, em meados de 1990, em paralelo à Gaspicoli, nasceu a empresa V.A MARAVALHAS.
Vista parcial da fábrica de maravalhas Gasperini e Cia LTDA
1993
A Fundação da Incobio
Em 1993, após algumas alterações societárias, a V.A Maravalhas passou a ser GASPERINI E CIA LTDA, continuando no ramo de transportes, mas, incluindo a produção de serragem e maravalhas.
Com o passar dos anos, modernização de equipamentos e processos com madeira, nasceu a Incobio – Indústria e Comércio de Biomassa LTDA.
Vista parcial da estrutura inicial da Incobio
1999
Referência em Biomassa
A primeira identidade visual que marca o início das atividades da Incobio, em 1999, era toda em azul, enfatizando a produção de “energia para o novo milênio”, ou seja, energia a partir de biomassa, que era uma novidade no país. Neste momento, o briquete vegetal foi o principal produto industrializado e comercializado, marcando o pioneirismo da Incobio neste segmento.
Anos depois, foi realizada a primeira atualização de identidade visual, mantendo a base inicial e removendo algumas informações, focando no que a empresa estava trilhando: ser referência em biomassa.
Briquete no contêiner pronto para exportação
2006
Pionerismo no Mercado Internacional
Em 2006, em meio à crise do setor de biomassa brasileiro, a Incobio tornou-se a primeira empresa do Brasil a exportar briquete para o mercado europeu, atendendo a Suíça. Com um projeto pioneiro, visão estratégica e muita determinação, a empresa conseguiu atender as exigências burocráticas nacionais, driblando as dificuldades do setor e rompendo barreiras da exportação.
A identidade visual ganhou novas formas para identificar a relação com a energia renovável. Cada vez mais os biocombustíveis, industrializados a partir de resíduos e processos com madeira, passaram a ser o foco de atuação da Incobio.
Estrutura inicial das máquinas peletizadoras
2013
Investimento em Produção de Pellet
A partir de 2010 a Incobio dedicou pesquisas e investimentos para iniciar a produção de pellet de madeira, produto ainda pouco conhecido no Brasil. E, em 2013, instalou uma linha de produção deste produto, com equipamento de fabricação alemã, específico para a peletização de madeira.
Neste período, o conceito de identidade visual foi reformulado, com alteração de linhas e cores, mantendo o posicionamento de "Referência em Biomassa", mas, marcando uma nova era na empresa - o pellet de madeira.
Pellet Incobio pronto para exportação
2015
Atuação no Mercado Europeu
Em 2015, foi iniciada a exportação do pellet de madeira para Europa, principalmente para Itália. A Incobio é a quarta empresa brasileira a conquistar o mais respeitado selo de qualidade internacional de pellet de madeira, o Certificado ENplus® A1 (BR 004).
Essa certificação é uma exigência do mercado europeu. Para Incobio, representa o resultado da constante qualidade nos produtos e serviços, do investimento em tecnologia, do aperfeiçoamento de equipamentos, processos e valorização do capital humano.
Gestão Incobio: alinhada para desenvolvimento constante
2023
Alinhamento e Desenvolvimento
Em 2023, a empresa buscou modernizar rotinas internas e o conceito visual, para cada vez mais manter-se alinhada ao mercado de biomassa e energia renovável.
Atualmente a Incobio conta com quatro unidades operacionais e dois centros de distribuição, visando melhorar a logística de produtos no sul do Brasil.
Nos dias atuais...
A Incobio busca estar alinhada com o desenvolvimento do mercado e se transformar, sempre aperfeiçoando processos, investindo em tecnologia, pessoas e principalmente, honrando a história e todos que dela fazem parte!